Passo a Passo para Começar a Correr

 

Beleza & Saúde Mulher

Se você está pensando em começar a correr para fazer mais atividade física, este artigo é para você! 

Aqui, vou te dar um passo a passo para você se sentir confiante e tirar alguns medos que possam surgir. Por exemplo, você já ouviu falar que correr envelhece?

Já ouviu algum influenciador ou atriz falando que correr vai acabar com a sua pele, ou algum médico dizendo que seu joelho vai ficar destruído? 

Tudo isso é uma grande besteira, quando a gente se baseia em evidência científica, que é o que eu vou fazer aqui com você.


Benefícios da corrida

Na verdade, a corrida pode ser uma grande aliada para um envelhecimento saudável. 

Estudos mostram que correr está associado a uma redução de 35% no risco de morte por todas as causas.

Olhando apenas para as doenças cardiovasculares, a corrida foi associada a uma redução de 40% na mortalidade. Portanto, correr pode ajudá-lo a parecer velho, enrugado e saudável!

Escolhendo o tênis certo

Um dos primeiros passos para começar a correr é escolher o tênis adequado. 

No começo, não é necessário um tênis específico para sua pisada ou com muita tecnologia de amortecimento. 

O mais importante é que você se sinta confortável com ele. Algumas sugestões de marcas com bom custo-benefício são Olympikus e Fila. 

Para quem pode investir um pouco mais, vale a pena dar uma olhada nos modelos Cumulus da Asics e M1400 da New Balance.

Meias e roupas adequadas

Além do tênis, é importante escolher meias e roupas adequadas para a prática da corrida. 

Meias de corrida misturam algodão com algum tecido sintético, como poliamida, para evitar o acúmulo de umidade e a formação de bolhas. 

Já as roupas de corrida, conhecidas como ( VIDEO SOBRE dry fit), são mais confortáveis e permitem uma melhor respirabilidade da pele.

Aquecimento e alongamento

(Imagem Ilustração)


É importante se aquecer antes de começar a correr. O aquecimento pode ser tão simples quanto caminhar no início do treino para aumentar a frequência cardíaca e o sangue fluir para os músculos. 

Quando se trata de alongamento, não há evidências científicas de que seja eficaz na prevenção de lesões antes da corrida. Portanto, é opcional e fica a critério de cada pessoa.


Utilizando aplicativos para acompanhar sua corrida

Para acompanhar sua evolução na corrida, não é necessário comprar um relógio esportivo específico. 

Você pode utilizar aplicativos de corrida no seu celular, como Nike, Adidas ou Strava. O Strava, por exemplo, além de mostrar rotas que outras pessoas já fizeram, também possui uma gamificação que pode ser bem motivadora. 

Caso queira investir em um relógio específico, existem opções no mercado que podem te auxiliar ainda mais.

Evoluindo na corrida

No início, é normal sentir-se cansado e não ter fôlego para correr por muito tempo. 

O ideal é intercalar corrida e caminhada, começando com períodos curtos de corrida e aumentando gradualmente. 

Com o tempo, você conseguirá correr por períodos mais longos sem parar. Para auxiliar nessa evolução, é importante também realizar exercícios de fortalecimento muscular, que podem ser feitos na academia ou em casa.


Estabelecendo objetivos

Uma dica para se manter motivado é estabelecer objetivos na corrida. Uma prova de rua pode ser uma ótima meta para você, seja de 5km ou qualquer outra distância. 

Não se preocupe em ser iniciante, a grande maioria dos corredores em provas de rua são pessoas que correm como forma de ter mais saúde e bem-estar, e não para competir.

A corrida pode ser uma excelente atividade física para melhorar sua saúde e bem-estar. Lembre-se de escolher tênis e roupas adequadas, fazer um aquecimento antes de correr e utilizar aplicativos para acompanhar sua evolução. Com perseverança e dedicação, você irá evoluir e aproveitar todos os benefícios que a corrida pode proporcionar. Então, vamos colocar o tênis e começar a correr?


Postagem Anterior Próxima Postagem