Dicas de Meditação para Iniciantes

mulher com olhos fechados concentrada

Olá pessoal, muitas pessoas me pedem dicas de como começar a meditar, especialmente para iniciantes. Por isso, resolvi criar este artigo com uma meditação simples e agradável para aqueles que estão começando a aprender a meditar. 

Se esta é sua primeira aula de meditação, seja bem-vindo ao mundo da meditação. Gostaria que você deixasse para trás qualquer expectativa que possa ter sobre a meditação ou sobre você mesmo meditando. 

O mundo já coloca muita pressão sobre nós, e aqui é um lugar onde você pode se sentir confortável, em paz e encontrar a luz e a paz que estão dentro do seu coração.

Preparação

Antes de começar, encontre um lugar confortável onde quer que você esteja. Se desejar, pode usar fones de ouvido, mas não é necessário. Mantenha os olhos fechados e comece a se concentrar em sua respiração.

Respiração Consciente

Sinta o ar entrando pelas narinas quando inspira e saindo quando expira. Inspire pelo nariz lentamente e deixe todo o ar sair junto com a sua inspiração. Observe o movimento da sua respiração sem tentar controlar. 

Se a sua respiração começar a mudar, mais devagar ou até mesmo um pouco mais rápido, deixe que essas mudanças aconteçam sem resistência. Entregue-se completamente à sua respiração.

Conectando-se com o Corpo

Quando inspira, observe como seus pulmões se enchem de ar e seu peito e costelas se abrem levemente. Quando expira, suas costelas se fecham, ajudando a esvaziar os pulmões. 

Continue respirando lenta e profundamente, observando o corpo inteiro trabalhando para encher e esvaziar os pulmões.


Observando os Pensamentos

É normal que a mente comece a vagar, procurando vários pensamentos sobre o presente, passado ou futuro. Imagine que está na frente dos seus olhos fechados uma tela de cinema, onde os pensamentos passam como cenas de um filme. 

Seja apenas um observador dos pensamentos, não se apegando a nenhum deles. Se a sua atenção se fixar em algum pensamento em particular, algum som no ambiente ou sensações no seu corpo, gentilmente traga sua atenção de volta para a respiração.

Seja Gentil Consigo Mesmo

Distrações são completamente normais, especialmente nos primeiros estágios da jornada de meditação. Seja gentil consigo mesmo, sem pressão. Foque apenas na sua respiração e no funcionamento perfeito do seu corpo para encher-se de energia vital.

A Importância da Gentileza

A meditação é um momento perfeito para aprendermos a ser mais gentis conosco mesmos, mais suaves e pacientes. Com o tempo, essas qualidades serão transferidas para o seu dia a dia. Fique sempre focado na sua respiração e não deixe a frustração tomar conta de você. Você está exatamente onde precisa estar neste momento.

IREI DEIXAR ESTE VIDEO QUE PODERÁ TE AJUDAR NO INICIO :

FONTE:YOUTUBE/Camila Zen

Voltando ao Corpo

Aos poucos, traga sua consciência de volta ao seu corpo. Mova devagar os dedos e abra os olhos. Estique os braços acima da cabeça e junte as palmas das mãos em frente ao coração. Agradeça por este momento de conexão com seu corpo e sua mente.

Continue praticando a meditação diariamente, reservando alguns minutos para se reconectar e amar a si mesmo. Todas as ferramentas necessárias estão dentro de você. Lembre-se de que não está sozinho, estamos todos conectados de alguma forma. Agradeço por dividir seu tempo e sua energia comigo. Amor e luz para você. Namastê.

Postagem Anterior Próxima Postagem