O Exame de VHS: Velocidade de Hemossedimentação

O que é o Exame de VHS?

O exame de VHS, também conhecido como velocidade de hemossedimentação, é um teste que analisa o tempo que o sangue leva para se separar em uma hora. Esse exame é realizado para avaliar a presença de processos inflamatórios no organismo.

Como é realizado o Exame de VHS?

O exame de VHS é simples e rápido. Uma amostra de sangue é coletada e colocada em um tubo de ensaio juntamente com um anticoagulante. O tubo é deixado em repouso por uma hora, e nesse tempo as células sanguíneas se separam da parte líquida do sangue, formando duas fases distintas. 

A velocidade com que as células se sedimentam é medida em milímetros por hora.

Quando o VHS aumenta?

Quando há alguma alteração no sangue, como processos inflamatórios, o VHS tende a aumentar. Isso ocorre porque as proteínas de fase aguda são ativadas e modificam a polaridade das hemácias, fazendo com que elas se aglutinem e sedimentem mais rapidamente. 

Portanto, um aumento no valor de VHS pode indicar a presença de inflamação no organismo.

No entanto, é importante ressaltar que o exame de VHS não é específico, ou seja, um aumento no valor do exame pode indicar diferentes condições, como infecções, doenças inflamatórias, alterações na coagulação sanguínea, entre outras. 

Por isso, é necessário investigar mais a fundo para determinar a causa do aumento do VHS.

Quais são os valores de referência do VHS?

Os valores de referência do VHS podem variar dependendo do gênero. Para homens, o valor de referência é de até 15 milímetros por hora, enquanto para mulheres é de até 20 milímetros por hora.

Quais são as possíveis causas de aumento do VHS?

O aumento do VHS pode ser causado por diversos fatores, tais como infecções, processos inflamatórios, doenças vasculares, artrite, doença renal, anemia, alergias agudas, neoplasias malignas, entre outros. Esses são apenas alguns exemplos, pois existem inúmeras condições que podem levar ao aumento do VHS.

Portanto, quando um paciente apresenta um valor elevado de VHS, é necessário realizar uma avaliação clínica completa, investigando o histórico médico, realizando exames físicos e solicitando outros testes para determinar a causa específica do aumento do VHS.

Quando o VHS diminui?

O VHS pode diminuir em casos de policitemia vera, anemia falciforme, insuficiência cardíaca congestiva, febre tifoide, malária, doenças virais não complicadas e alergias agudas.

Por fim

O exame de VHS é uma ferramenta útil na avaliação de processos inflamatórios no organismo. No entanto, é importante lembrar que esse teste não é específico, ou seja, um aumento no valor do VHS pode indicar diferentes condições. 

Portanto, é necessário realizar uma avaliação clínica completa para determinar a causa específica do aumento ou diminuição do VHS.

Obrigado por ler até aqui e até o próximo artigo!

Postagem Anterior Próxima Postagem