Receita de Tutu de Feijão - Iguaria

Receita: Tutu de Feijão Cremoso com Couve

Olá pessoal! Hoje vou compartilhar com vocês uma deliciosa receita de tutu de feijão. 

Essa é uma versão bem simples e básica, mas tenho algumas dicas para garantir que o seu tutu fique suculento, cremoso e com a quantidade ideal de farinha de mandioca. Vamos lá!

Preparação do Feijão

Para começar, é importante que o feijão esteja bem hidratado. Eu utilizo o feijão carioca e o deixo de molho em água por algumas horas antes de cozinhar. Esse processo faz com que o feijão cozinhe mais rápido e diminui a ocorrência de flatulências. Se você preferir, também é possível fazer essa receita sem a panela de pressão.

Em uma panela de pressão, coloque o feijão, sem adicionar muito tempero. Eu apenas acrescento duas folhas de louro, alguns dentes de alho com a casca e o couro do bacon (que muitas vezes é jogado fora, mas pode ser utilizado para dar mais sabor ao caldo). 

Adicione água até cobrir o feijão e mais dois a três dedos de água acima do grão. Não se preocupe em colocar muito líquido, pois é melhor ter água em excesso do que em quantidade insuficiente.

Cozinhe o feijão em fogo alto até pegar pressão, e então reduza o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.




Preparação do Refogado

Enquanto o feijão cozinha, você pode preparar o refogado. Em uma frigideira em fogo médio, coloque o bacon e a linguiça calabresa defumada cortados em cubos. Não é necessário adicionar azeite, pois a própria gordura da carne será suficiente. Refogue até que fiquem dourados e reserve.

No mesmo refogado, adicione cebola, cenoura e salsão bem picados, e em seguida o alho. Como as carnes já são salgadas, não é necessário adicionar sal, mas você pode temperar com pimenta-do-reino e pimenta da Jamaica. Se desejar, também pode adicionar extrato de tomate com pimenta biquinho para dar um toque especial.

Após refogar os ingredientes, adicione uma dose de cachaça e flambe para dar um toque de sabor. Em seguida, adicione molho inglês e misture bem.

Quando o feijão estiver pronto, adicione o refogado ao caldo do feijão e misture. Tempere com sal, se necessário. Você pode utilizar um amassador de batatas para dar uma leve amassada no feijão e deixá-lo com uma consistência mais cremosa.

Preparação do Tutu de Feijão

Agora é hora de preparar o tutu de feijão. Pegue uma concha do caldo do feijão e misture com farinha de mandioca fina. Adicione aos poucos e vá mexendo até obter a consistência desejada. Lembre-se de utilizar fogo baixo para evitar que a farinha fique crua.

Além disso, adicione ervas frescas, como cebolinha e coentro, para dar ainda mais sabor ao tutu. Por fim, adicione uma colher de manteiga gelada para deixar o prato mais cremoso e com um toque especial.

Para finalizar, coloque o tutu de feijão em uma panela e tampe para manter a temperatura.

Preparação da Couve

Para acompanhar o tutu de feijão, prepare uma salada de couve. Dobre a couve ao meio, faça um rolinho e corte em tiras finas. Em uma tigela, misture a couve com pimenta de cheiro, sal, azeite e raspas de limão.

Finalização

Seu delicioso tutu de feijão está pronto para ser saboreado! Aproveite essa receita tradicional brasileira, marcada pelo sabor e cremosidade. Não se esqueça de compartilhar suas experiências nas redes sociais. Espero que tenham gostado e até a próxima receita!


Postagem Anterior Próxima Postagem