Técnicas de Relaxamento: 5 Exercícios para o seu bem-estar

MULHER MEDITANDO EM UM CAMPO ABERTO

Hoje quero compartilhar com você algumas técnicas de relaxamento que podem contribuir para o seu bem-estar e saúde mental

A prática de técnicas de relaxamento, como o mindfulness, tem ganhado popularidade nas últimas décadas, principalmente no mundo ocidental, e estudos científicos têm mostrado os diversos benefícios que ela pode trazer para o nosso corpo e mente.

Como a prática de técnicas de relaxamento pode ajudar?

A prática de técnicas de relaxamento, como o mindfulness, tem sido associada a uma melhor capacidade de lidar com o estresse, aumento da satisfação nos relacionamentos, melhora das emoções e do autoconhecimento.

 Além disso, pesquisas têm mostrado que a prática de técnicas de relaxamento pode aumentar a efetividade do sistema imunológico, fortalecendo nossa saúde.

1. Prática de mindfulness baseada na respiração

Uma das técnicas mais comuns de mindfulness é a prática baseada na respiração. Para fazer essa prática, você pode ficar sentado, deitado ou até mesmo em pé, mas vamos focar na prática sentada. 

Sente-se de maneira ereta, com os pés em contato com o chão e as mãos sobre as coxas ou ao lado do corpo. Feche gentilmente os olhos e comece a prestar atenção na sua respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Quando surgirem pensamentos ou preocupações, gentilmente retorne a sua atenção para a respiração.

2. Escaneamento corporal

O escaneamento corporal é outra técnica de relaxamento que pode ser feita deitada(o), sentada(o) ou em pé.

Deitado(a) em uma superfície plana, como um sofá ou a cama, feche os olhos e busque uma narração de escaneamento corporal que irá conduzir você desde a ponta dos pés até a ponta da cabeça, prestando atenção em cada parte do seu corpo. O objetivo não é relaxar, mas sim estar atento(a) às sensações do corpo.

3. Folhas no riacho

A meditação das folhas no riacho é uma prática de mindfulness em que você vai se imaginar sentado(a) embaixo de uma árvore no outono, com as folhas caindo ao seu lado enquanto um riacho as leva embora. 

Mentalmente, coloque seus pensamentos em cima dessas folhas e permita que eles sejam levados pela correnteza gentilmente, se distanciando de você.

Beautiful woman sitting under a tree in autumn

4. Tomar um copo d'água com atenção plena

Essa prática consiste em tomar um copo d'água com total atenção no momento presente. Encha um copo d'água e saboreie cada sensação e gosto que a água desperta na sua boca. Permaneça com a água na boca por alguns segundos, percebendo as sensações físicas. Em seguida, engula a água e preste atenção nas sensações ao longo da sua garganta até o estômago. Foque apenas nas sensações físicas, sem julgamentos.

5. Caminhar com atenção plena

A última prática que vou compartilhar é caminhar com atenção plena. Caminhe de forma lenta e gentil, prestando atenção em cada passo e nos músculos que estão sendo contraídos e relaxados. Observe como o seu corpo se movimenta e funciona durante a caminhada.

Ao praticar essas técnicas de relaxamento, é normal que pensamentos e emoções surjam. O objetivo é, com gentileza, trazer a atenção de volta para a prática. 

Agradeço por ter acompanhado até aqui e desejo tudo de melhor para você!

Postagem Anterior Próxima Postagem